segunda-feira, 17 de junho de 2013

Homenagem a Manuel Luís Vicente.músico e poeta turquelense

14 Junho 2013
O ano lectivo está a terminar. Como é habitual, antes de começarem as férias, fazem-se visitas de estudo a locais onde exista património que diga respeito aquilo que os alunos aprenderam, ao longo do ano.
Turquel tem muito património, tanto edificado como cultural, por isso, a Profª Liliana Sousa, com os meninos da sua turma do 2º ano da EB1, optou por homenagear o músico e poeta turquelense, Manuel Luís Vicente.
Esta homenagem foi feita no Salão Paroquial de Turquel, no passado dia 14 de Junho, iniciando-se pelas 21 horas.
A Profª Liliana começou por dar as boas-vindas a todos os presentes e agradecer aos pais das crianças que muito colaboraram na concretização do seu projecto. As crianças da turma, vestidas de chita, estiveram em palco desde o primeiro instante do espectáculo até que terminou.
À medida que as representações iam sendo feitas, nos intervalos iam cantando outras canções de Turquel da autoria do homenageado.
Ao longo deste evento, foram recriados muitos momentos da vida em Turquel, referentes aos tempos da meninice de Manuel Vicente, começando pelos seus tempos de escola.

Os pais das crianças recriaram a utilização da Fonte da Vila, tanto na lavagem da roupa suja como no  transporte de água com a bilha sobre a cabeça.

Um dos episódios recriados foi a festa no Senhor Jesus do Hospital, tendo sido referido que o crucifixo feito em carvão, ainda ali existente, foi desenhado por S. Francisco Xavier, aquando da pernoita em Turquel.

Também a barbearia do Ti Aníbal esteve presente, sendo ele prórprio, Aníbal Coelho, o seu representante com o seu cliente, Luís Siopa, que apesar da sua calvície, o penteado ficou com um risco ao meio.

Foram várias as canções intrepretadas pelas crianças, todas elas referentes a Turquel e da autoria do homenageado.
O entusiasmo ia aumentando com muita emoção de todos, mas principalmente da sua principal organizadora, tal era o ambiente familiar que se ali vivia. Muita gente esteve presente pelo que o salão ficou repleto, logo de início. Não faltaram ao evento vários colegas da Profª Liliana, assim como a Directora do Agrupamento de Escolas da Benedita, Profª Lúcia Serralheiro.Depois de várias canções entoadas pelos alunos da turma, os seus pais subiram ao palco para cantarem com os seus filhos "Tempos que lá vão".
A alegria era cada vez maior, porque os cânticos eram acompanhados por instrumentos musicais de pais, professores e amigos. Também Manuel Vicente, apesar da sua debilidade física, tocou o seu muito usado e estimado acordeão. Seus familiares estiveram presentes, o que contribuiu para o aumento da emoção.
Quase a terminar o espectáculo, foi o seu neto, que faz parte da turma de alunos actuante, que foi entregar a lembrança da homenagem a Manuel Luís Vicente.

O homenageado encontrava-se bastante contente porque, para além da homenagem, estavam presentes muitos dos seus familiares, alguns deles músicos.

Por fim, a Professora convidou todos os presentes a juntarem-se aos pais e alunos e assim cantarem o Cântico de encerramento " Tempos que lá vão".
Deveras emocionada, agradeceu o sucesso do evento aos pais das crianças, ali presentes.
Neste sarau também foi incluída uma homenagem Banda Filarmónica de Turquel por estar a decorrer a comemoração do seu centenário.
 A Sociedade Filarmónica Turquense foi fundada em 1 de Dezembro de 1913. Muitas actuações têm vindo a ser feitas ao longo do ano, sendo o seu culminar da sua festa com um grande evento no próximo dia 1 de Dezembro. No próximo dia 28 de Julho, teremos um concerto musical de Verão, no Largo do Pelourinho.
Também a Profª Liliana trajava de acordo com os tempos que lá vão, com roupas domingueiras.
Muita alegria nos rostos.
A complementar o evento, não faltou uma exposição diversas miniaturas de objectos utilzados antigamente.
Também esteve uma exposição de várias miniaturas de igrejas da nossa região, da autoria do mesmo artesão.
Já depois do evento terminado, a animação continuou no salão, recordando os tempos que lá vão.
TEMPOS QUE LÁ VÃO

REFRÃO:
                            Tempos que lá vão
                            Já não voltam mais
                            Minha avó rezava
                            Enquanto eu brincava
                            Juntinho aos meus pais

                                                                  I
Com os meus pezitos leves
Saltitava pelo chão
Minha mãe me embonecava
E o meu pai me acarinhava
E me levava pela mão
                                     
                            Tempos que lá vão.....

                                                                  II
Eu tinha uns sapatos brancos
Que me deu minha madrinha
Meu irmão tinha uns tamancos
E beijinhos tantos tantos
Que dava a nossa mãezinha

                            Tempos que lá vão..........

                                                                  III
Com os meus avós velhinhos
Aprendi lindas cantigas
Eram loucos por beijinhos
E me davam seus carinhos
Com palavras tão amigas

                            Tempos que lá vão.....

Sem comentários:

Enviar um comentário