terça-feira, 4 de junho de 2013

16º aniversário de reelevação a vila-Turquel

4 Junho 2013











No ano passado, os Responsáveis pela Junta de Freguesia de Turquel decidiram festejar o 15º aniversário da reelevação a vila, durante 3 dias.
Como as comemorações foram do agrado do povo, foi decidido fazer a festa do 16º aniversário. Com a colaboração de algumas associações da freguesia a Junta diligenciou no sentido das comemorações serem efectuadas nos passados dias 1, 2 e 3 de Junho.

O programa começou no Dia da Criança, na tarde do dia 1.
O grupo de jovens da paróquia "Pirilampos" orientou diversas modalidades de jogos tradicionais com as crianças.

Enquanto decorriam os jogos com as crianças, orientados por elementos do grupo de jovens, eram expostas algumas doçarias confeccionadas em casa e que iam deleitando aqueles que as iam adquirindo.












Também o Centro Social Paroquial de Turquel não esqueceu o DIA DA CRIANÇA disponibilizando as suas educadoras para acolherem as crianças durante os dias de festa, colocando pinturas faciais e outros entretenimentos.
À noite, não faltaram os sabores regionais nas diversas tasquinhas das associações, assim como, muita música pelos grupos que vieram actuar. As temperaturas climatéricas contribuíram muito para uns bons momentos de satisfação.
No segundo dia de festa, pelas 10 horas de Domingo, a Banda de Turquel fez uma arruada por algumas ruas da localidade. Os músicos partiram da sua sede, na Rua do Outão, percorrendo a Rua Principal, onde actuaram defronte da casa onde nasceu José Diogo Ribeiro, um dos fundadores da Sociedade Filarmóbica Turquelense.
Como era dia de mercado semanal, a Banda presenteou os feirantes e compradores com a sua presença, entoando alguns números do seu reportório.
A arruada terminou no local das festas da vila, junto do pavilhão do HCT.
Antes do almoço para degustação e conforto gastronómico, subiu ao palco o grupo de Aeróbica-HCT, que exibiu a sua arte e contagiou a assistência que acompanhou o ritmo musical.
Os petiscos eram muitos e de diversas qualidades, satisfazendo, assim, todos os que quiseram almoçar na tenda gigante, montada para este efeito.
Cada barraquinha apresentava os seus produtos, acompanhados da ementa.
Como era Domingo e Festa do Corpo de Deus, após a celebração da Missa das 11H30, o Revº Pároco, Carlos Marques, organizou a procissão em volta da Igreja Matriz.
Após o almoço, a Banda actuou no palco, pelas 15H30, apresentando vários números musicais.
Também alguns artesãos da terra estiveram presentes com os seus artísticos objectos para que os utentes da festa pudessem levar uma recordação.
Durante a tarde, houve o desfile de alguns ranchos folclóricos que vieram actuar no local das festas. A organização deste evento foi da responsabilidade do Grupo Folclórico Mira-Sera dos Louções, que tem vindo a realizar a festa de folclore no primeiro fim-de-semana de Junho.
Foi um bom espectáculo de folclore, porque houve oportunidade de ver as tradições de outros locais do país.
A hora de jantar aproximava-se e foi então a vez de se servirem as refeições na tenda gigante.
À noite, outro grupo musical actuou, assim com no dia seguinte, 2ª-feira.
Foram 3 dias de festa com muita afluência para se esquecer a crise por algum tempo.
Para que fosse possível organizar este evento foi necessário muito empenho, tanto da parte da Junta de Freguesia como das associações. Durante os festejos, era notória a presença de todos aqueles que acolheram este evento do agrado da população e daqueles que nos visitaram.


Sem comentários:

Enviar um comentário