18 de Outubro de 2014
O Convívio foi organizado pelo Centro Social Paroquial de Turquel, que manteve o cartaz/convite, junto das suas instalações, durante vários dias.
Durante algum tempo, o serviço de apoio domiciliário, em Turquel, foi feito por Instituições vizinhas.
Em Outubro de 2004, por iniciativa do Centro Paroquial, foi criada uma valência sob a sua responsabilidade, tendo sido oferecida uma carrinha por uma paroquiana, para garantir o serviço. O número de utentes foi aumentando, tendo havido necessidade de adquirir mais 2 carrinhas e recrutar mais pessoal especializado.
Neste momento, existem 3 equipas que dão assistência a cerca de 40 utentes. Os serviços que são prestados, dizem respeito a higiene, alimentação e outros que sejam solicitados pelos idosos.
Posteriormente, o serviço de Centro de Convívio começou a funcionar numa sala anexa ao Salão Paroquial, sendo frequentado por quase 3 dezenas de pessoas.
No Centro Social Paroquial de Turquel, há cerca 2 centenas de crianças que permanecem durante o dia, desde o berçário ate à ATL.
Os festejos de hoje foram organizados para comemoração do 10º aniversário do início do Serviço de Apoio Domiciliário, que tem vindo a beneficiar muitas famílias.
Para este evento, foi improvisado o Salão Paroquial para serviço do almoço, pelas 13 horas.
À entrada do Salão, foram expostos diversos trabalhos executados pelos utentes da instituição, para venda ao povo.
Ao chegar a hora de dar início ao convívio, as pessoas iam chegando com os seus familiares, mas outras vieram transportadas pela carrinha do Centro, equipada para pessoas de mobilidade reduzida.
Da ementa, constaram belas e diversas iguarias que a todos agradou. Desde o caldo verde, ao bacalhau com natas e uma saborosa feijoada, não faltaram as doces sobremesas.
Era notável a presença das Entidades Responsáveis pelas paróquias limítrofes.
Também as autoridades civis da freguesia acederam ao convite, desde o seu presidente da Junta.
Foi um são convívio e para continuação da festa, subiu ao palco o Revº Pároco, Ivo dos Santos, que apresentou as boas-vindas e desejou um dia de boa disposição.
Para animar a festa, foi apresentada uma pequena peça teatral "A Ilha do Arco-Íris".Os actores foram vários utentes do Centro de Convívio, que estavam bem ensaiados.
Foi um bom momento agradável a todos.
Foram exprimidos alguns depoimentos sobre o serviço prestado ao domicílio, pela Directora Técnica do Centro Paroquial, pela empregada mais antiga e por uma das utentes.
Quase a terminar, apresentaram-se no palco todas as funcionárias nestes serviços, a Assistente Social e a Directora do Centro.
Apesar de não se encontrar no activo, o Luís Siopa elaborou unas quadras, alusivas a este convívio.
Com uma música improvisada, foram cantados os versos por todos os que souberam acompanhar.
Apesar do muito trabalho e empenho, era visível a boa disposição, aquando do fim da festa com a oferta de filhós e café d'avó.
Os Responsáveis pelo Centro Paroquial estão de parabéns pelos bons serviços que têm vindo a ser prestados ao povo. Foi dado conhecimento que continuam empenhados em serem conseguidos outros benefícios, como é o caso da criação de um Centro de Dia, já tão necessário a esta freguesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário