10, 11 e 12 de Agosto
Continuando a tradição das festividades em honra de Santa Susana, Turquel celebrou o seu dia com muitas actividades a 10, 11 e 12 de Agosto.
Após
esta cerimónia litúrgica, seguiu-se o cortejo das ofertas com a Juíza
da festa, Maria Teresa Rodrigues Bento, à frente, com o estandarte da
imagem de Santa Susana. A seguir, o celebrante, Revº Pároco Carlos Marques, depois, a Banda Filarmónica de Turquel, o povo e as fogaças. Continuando a tradição das festividades em honra de Santa Susana, Turquel celebrou o seu dia com muitas actividades a 10, 11 e 12 de Agosto.
A festa começou pelas 17 horas do dia 10 com a celebração da missa e bênção das fogaças, na igreja matriz.
O cortejo chegou ao local do arraial ao som dos acordes musicais da Sociedade Filarmónica Turquelense.
Os elementos da Banda iam actuando, enquanto se procedia ao recebimento das ofertas.
Enquanto as ofertas iam sendo colocadas no espaço próprio, a música
continuava com a presença do povo e o nosso Pároco com os seus acólitos.
O dia esteve esplêndido, ajudando a uma maior presença do povo.Depois de as fogaças terem sido colocadas junto da quermesse, foram abertas as portas do restaurante,
dando-se, assim, início ao arraial.
No interior do Salão Paroquial foi instalada uma exposição de artesanato, onde foi possível observar a confecção de vários objectos, ao vivo.
Havia grande variedade de artesanaro, desde tecelagem, pinturas em tela e tecido, decoração de objectos caseiros a miniaturas em madeira. Havia uma grande possibilidade de escolha de objectos para recordações.
Chegou o segundo dia de festa. Com ele, vieram até Turquel cerca de 6 dezenas de cavaleiros para o passeio equestre que foi iniciado pelas 11 horas.
Enquanto os cavalos percorriam alguns caminhos desta freguesia, era
celebrada a Missa Solene em honra de Santa Susana, no recinto da festa.
Terminada celebração, começaram a chegar os cavaleiros que se foram instalando no local próprio para a bênção dos animais.
Depois de umas breves orações, o Revº Pároco Carlos Marques, acompanhado por uma acólita e pela Juíza da festa, foi junto de cada animal aspergindo água benta.
Terminadas as celebrações litúrgicas, foi aberto o arraial, iniciando-se também o serviço de refeições na tenda gigante, não faltando o café d'avó, na tasquinha do lado.
À tardinha, veio muita animação variada. Pelas 15 horas, foi a vez da fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários da Benedita começar por animar o arraial.
O grupo de dança aeróbica-HCT também contribuiu para a animação fa festa da nossa terra.
O grupo de dança aeróbica-HCT também contribuiu para a animação fa festa da nossa terra.
Enquanto decorria a animação no arraial, as crianças divertiam-se num
insuflável colocado junto do Salão Paroquial, acompanhadas por uma
educadora.
Como as tarde de Verão são grandes, ainda houve tempo para a exibição do Rancho Folclórico Mira-Serra dos Louções. Foi excelente a sua actuação e foram anunciados vários espectáculos futuros, dentre eles, a recriação duma descamisada.
A sua actuação foi terminada sob uma boa disposição, devido aos seus elementos mais jovens se encontrarem já aptos para acompanharem os restantes elementos.
A tarde ia chegando ao fim, o serviço de refeições começou e veio a Bandinha da Alegria, também da nossa terra, com as suas tradicionais músicas agradáveis, tocadas e cantadas junto do restaurante.
Entretanto a exposição continuava a ser bastante visitada, dando lugar a diversas fotos de família. Para além da exposição de artesanato, foram colocadas fotos antigas, ampliadas, que chamavam a atenção dos visitantes. Também a imagem de Santa Susana foi colocada no Salão Paroquial, após a celebração da Missa em sua honra.
No último dia de festa, segunda-feira, o arraial abriu pelas 19 horas, continuando com grande movimento. Para além do habitual, notou-se a presença dos diversos candidatos às autarquias locais, cujas eleições se vão realizar no próximo dia 29 de Setembro.
Depois das refeições, era quase obrigatória a visita à expoição no Salão Paroquial.
Durante os três dias de festa, foram vários os conjuntos a animar as noites.Sempre muita gente, muita animação e muito convívio!