domingo, 26 de maio de 2013

CASA DA MÚSICA restaurada

26 Maio 2013

Após alguns meses de obras de restauro e beneficiação na sede da Sociedade Filarmónica Turquelense, foi possível  novamente ser utilizada. Por este motivo, foi escolhido o fim-de-semana, 25 e 26 de Maio, para a festa da inauguração. No dia 25, à noite, foi o momento dedicado à juventude. No dia seguinte, o programa foi dedicado a toda a população, tendo sido feita uma arruada, a partir das 10 horas.
O percurso da arruada teve início na rua do Outão, passando pelo largo do Pelourinho até ao largo onde se desenrolava o mercado semanal.
Depois de uma actuação da Banda no largo do Pelourinho e junto da praça de géneros alimentícios, o grupo regressou pela rua da Pavilhão Gimnodesportivo e pela travessa do Lagar.
Novamente na Casa da Musica, foi aguardado momento em que o Revº Pároco, Carlos Marques, com o seu coadjutor, Padre François Diouf, iria proceder à bênção destas obras.
Após a celebração da Missa Dominical das 11H30, a Banda acompanhou os Revmos. Padres, da Igreja Matriz até à Casa da Música. Ali, foram proferidas algumas palavras pelo Pároco e pelo Presidente da Sociedade Filarmónica Turquelense.
Seguiu-se a bênção pelo Pároco da Freguesia, sendo, então feita a abertura do edifício pela Drª Maria Joana Tobio por ser bisneta do Prof. José Diogo Ribeiro. Foi este ilustre turquense que proporcionou os meios necessários à fundação da Banda em 1 de Dezembro de 1913. Seguiu-se a visita às novas instalações. onde esteve também presente o bisneto do fundador, José Diogo Ribeiro.

Feita a visita, a Direcção da Banda colocou à disposição do público umas boas iguarias que foram degustadas durante a tarde pelos músicos, suas famílias e amigos, e outras pessoas amigas da centenária banda filarmónica de Turquel.
Com esta beneficiação, vão continuar os ensaios e as escolas de música dos mais novos.
As sua paredes estão devidamente preenchidas com várias fotos de antigos músicos, assim como, de instrumentos musicais que, entretanto, se deterioraram.
À medida que o convívio ia terminando, regressava-se a casa com um ambiente de boa disposição por se visitar uma casa restaurada e que pertence ao povo turquelense.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

QUINTA-FEIRA DA ASCENSÃO-Dia da Espiga

9 Maio 2013

Na quinta-feira, depois de 40 dias da Páscoa, a Igreja Católica celebrava a Ascensão de Jesus Cristo ao Céu. Era dia santificado, mas deixou de o ser já há alguns anos. Agora, é celebrado no Domingo seguinte.
Era tradição benzerem-se os campos. Ainda há localidades em que a tradição se vai mantendo.


Em Turquel, existem 4 cruzes em pedra que delimitavam a localidade, sendo dali que o Pároco abençoava as culturas no campo. Estas cruzes continuam a ser ornamentadas, aquando da Quinta-feira da Ascensão.
Uma das cruzes está situada na entra Sul e a outra, do lado Norte.


As outras situam-se nas Eiras e Farrejais, respectivamente.
Como era tradição fazer-se uma visita pelo campo e colher-se uma raminho com espigas e flores, ainda hoje se vai mantendo este costume. Por este motivo, nalgumas escolas, também as crianças saíram à rua.
Na deslocação pelo campo, os seus professores iam dando a sua aula sobre os usos e costumes de seus avós.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PATRIMÓNIO DE TURQUEL PRESENTE NA XI FEIRA DO LIVRO-BENEDITA

23 a 28 de Abril 2013
EXTERNATO COOPERATIVO DA BENEDITA
Como já vem sendo tradição, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, o Externato Cooperativo da Benedita organizou a feira do livro, onde estiveram presentes várias editoras.
A sua abertura foi feita pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Dr. Paulo Inácio, acompanhado por alguns vereadores, outras entidades e bastante público.
Junto da exposição, encontrava-se um grupo de estudantes que deu as boas-vindas através das suas músicas coreografadas.
Depois deste início de boa disposição, foi constituída a mesa com o Sr. Presidente da Câmara, alguns Responsáveis do Externato e a Srª Presidente da Fundação "PT". Foram dadas as boas boas-vindas, e feitos os agradecimentos respeitantes aos que se empenharam pela realização deste evento.
De realçar, foi a entrega de material didáctico ao Marco, aluno do ECB. Esta doação foi feita pela Fundação "PT" na pessoa da sua Presidente, acompanhada pelas Professoras que se empenharam nesta iniciativa.
Foi um excelente gesto de solidariedade!
Após estas cerimónias, foi oferecido um beberete aos convidados e deu-se início à visita dos expositores.No local destinado aos saborosos petiscos, fomos encontrar algumas das pessoas responsáveis por este bom acolhimento.
Para além da numerosa quantidade de expositores de livros, encontravam-se outras exposições de entidades de solidariedade social com o seu artesanato. O Agrupamento de Escolas da Benedita que integra as freguesias da Benedita, Turquel e Vimeiro, expôs objectos alusivos às escolas, salientando-se os trabalhos dos alunos, recriando várias esécies de instrumentos musicais, em homenagem à comemoração do centenário da Banda de Turquel, para além de diversas fotos antigas. Havia também a referência à feira dos "6" da Benedita.
Durante os dias de feira, foram apresentados diversos espectáculos de música, teatro e dança. Houve actividades para todos os gostos.
Foram muitos e bons momentos de cultura.
Diversos autores de livros estiveram presentes a apresentarem as suas obras.
Entretanto, o público procedia à compra dos livros que mais apreciava, sendo autografados pelos seus autores.
Foram vários dias de excelente cultura!
Havia vários livros de autores da Benedita, alguns deles bastante jovens.
Ainda bem que a nossa juventude está a apostar na cultura deste País.
Encontrámos literatura muito útil ao dia-a-dia, por isso, não se desperdiçou esta oportunidade.
Foi um evento de boa qualidade, com uma organização excelente. Não pudemos deixar de registar algumas das figuras responsáveis por ele.
Parabéns!